Review: The Hundred-Foot Journey

The-Hundred-Foot-Journey-in-Theaters-August-8

Crítica por: André Gomes

“É repleto de sabores que explodem no paladar. Conta com produção de Oprah Winfrey e Steven Spielberg, e a história é assinada por Steven Knight. A evolução da sociedade faz o homem viajar para fazer negócios, e foi isso que uma família indiana fez, quando o patriarca da família, Papa Kadam, decide ir para o sul de França, para abrir um restaurante indiano, dando a conhecer a sua cultura, valores e o orgulho que tem no seu filho Hassan Kadam, que tem um talento incontestável para a cozinha.

Mas essa tarefa não foi fácil, pois sair do país local para a Europa, causou alguns problemas para esta família para a abertura do restaurante, ainda para mais, quando este está em frente a um conceituado restaurante francês, comandado pela Madame Mallory.
Madame Mallory tenta ao máximo infernizar a vida à família recém-chegada, pois começou a olhar para eles inicialmente a depreciar o seu valor e posteriormente começou a vê-los como uma ameaça à concorrência e como tal, ela e Papa Kadam tiveram grandes conflitos. Madame Mallory apesar do antagonismo, até gera uma certa simpatia em muitos momentos.
Na verdade, muitos donos de restaurantes na Europa fazem coisas até piores com a ganância de alcançar uma estrela Michelin. Como é explicado no filme por Marguerite, uma estrela equivale a excelente, duas, fantástico e três pertence aos deuses. A apreensão de Madame Mallory na sua cozinha para que tudo saia perfeito é típica de donos de restaurantes com esse perfil, e o roteiro sempre coloca em contraste com a descontração e simplicidade do restaurante indiano, que é praticamente esquecido quando os desenvolvimentos do filme ampliam o foco em Hassan.
O contraste entre a intensidade da comida indiana e a subtileza da cozinha francesa é extremamente bem caracterizado, com diferentes cores e posturas na preparação dos pratos. No entanto, o que é especial nesta história é a componente humana.
É um filme bonito sobre o valor da tradição, do amor, e da ambição, que nos deixa com um estado de espírito mais alegre, que nos faz mais felizes, ainda que por apenas breves momentos. Receita que funciona agora com uma pitada do sabor indiano.”

VER TRAILER