Review: A Entrevista

interview_xlg

Crítica por: André Gomes

“A sátira que se tornou num dos temas quentes no sector cineástico, possivelmente o filme mais polémico de 2015, que foi proibido de passar em diversos países e até em cadeias de cinema dentro dos EUA.

Em The Interview, as piadas giram em torno do governo ditatorial da República Popular “Democrática” da Coreia do Norte e a própria política externa dos Estados Unidos da América, que não mede esforços para pôr o bedelho em tudo. E mesmo fazendo piadas com sotaques orientais, judeus e com quem mais se cruzar no seu caminho.

O filme faz através de figuras, que desde o início são estabelecidas como estúpidas, o apresentador Dave Skylark e o produtor Aaron Rappaport, isso que inevitavelmente lembra o feito de Sacha Baron Cohen no seu extraordinário Borat. Ora, aquele filme é tão (ou mais) ofensivo que este, mas é feliz em sua entrega justamente por saber colocar as idiotices na boca de idiotas que a proferem.

James Franco é o apresentador “Dave Skylark”, onde faz um excelente papel, em plena ascensão. Não fazendo comparações, Franco tem características semelhantes às de Jim Carrey nos seus papéis cómicos, as expressões faciais, a maneira inata com que as piadas saem naturalmente. Gostei da sua actuação. Seth Rogen é “Aaron Rappaport”, o produtor, o seu papel é mais do mesmo, dos filmes que nos tem habituado. Muito igual a si próprio. Randall Park que faz o papel de mau da fita, é uma enorme surpresa, esteve ao nível de James Franco, muito bom.

The Interview, assim, entrega justamente o que é prometido e esperado, uma comédia de absurdos que é divertida. A própria entrevista tem acção, tensão, comédia nonsense, mutilações e parvoíces. É claro que, por ser um filme norte-americano, o momento do triunfo ianque é inevitável (mas contido) na aguardada cena da morte de Kim, apesar de nem de longe ser o “acto de guerra” declarado que se esperava pelo regime.
Pode-se dizer que o mais inesperado foi o facto desta boa comédia ter iniciado um incidente internacional. Prepare as gargalhadas.”

 

VER TRAILER