Review: Rogue One – Uma História de Star Wars

Como fã incondicional e assumido de Star Wars, tive que ir à estreia do filme. No Episódio IV – Star Wars: A Nova Esperança, todos os que viram o filme, sabem como a história começa. Rogue One nasce com o objectivo de explicar o que aconteceu antes, digamos que vai ser o elo de ligação para a nova esperança.

À medida que os demais filmes da saga foram progressivamente se afastando do elemento bélico e se concentrando mais nos elementos fantásticos como os Jedis e a Força, Edwards lembrou que a essência da saga criada por George Lucas em 1977 parecia estar justamente nesse equilíbrio entre tudo que pode haver de mais fantástico nas estrelas e o embrutecimento de uma guerra.

static1-squarespace

Com essa ideia em mente, Edwards conduz um excelente filme que conta com um clímax de uma batalha que se equipara à mencionada batalha de Yavin IV, honrando-a em cada enquadramento e sequência. Em Rogue One dão a centralização aos intervenientes do lado do Império Galáctico e da aliança Rebelde. Mais do que uma história no universo Star Wars, Rogue One é uma história sobre a guerra, e sobre os dois lados dessa guerra, o Império Galáctico e principalmente a Aliança Rebelde.

Para melhorar, o filme aborda que, mesmo dentro do grupo de rebeldes, existem várias vertentes, algumas mais radicais que as outras, e indivíduos que preferem explorar diferentes abordagens para um mesmo problema.

Não há uma mente colectiva que faz com que todos imediatamente concordem em nome de um inimigo em comum. No qual indivíduos com a mesma inclinação política podem não concordar sobre a melhor solução para um conflito. Assim, os heróis ganham mais facetas e tornam-se muito mais interessantes, bem mais verossímeis nas suas qualidades e defeitos.

1067939

Saw Gerrera, interpretado por Forest Whitaker, é uma das novas personagens introduzidas em Rogue One e é um dos exemplos disso. Ele exibe características físicas e emocionais de alguém que foi profundamente afectado por um inimigo sem escrúpulos e está pronto para uma vingança à altura, custe o que custar.

Cada membro do principal grupo de rebeldes tem sua própria ideia sobre o que deve ser feito, ainda que Jyn Erso,a personagem principal, interpretada por Felicity Jones (que faz um excelente papel por sinal) consegue convencer como uma heroína cativante, faz esforços incríveis para encontrar o seu lugar no mundo. É separada dos pais cedo, ainda em criança, o pai dela é Galen Erso interpretado por Mads Mikkelsen, um cientista essencial ao Império. Jyn devido às maliciosas artimanhas do Império Galáctico, foi obrigada a crescer independente, corajosa e lutadora.

Jyn Erson e Cassian Endor, interpretado por Diego Luna são claramente os líderes da aliança rebelde, com carisma e discursos revigorantes capazes de elevar o filme a algo melhor.

Entretanto, as diferentes abordagens para os personagens fazem com que outros membros da rebelião acabem muitas vezes também por sobressair. A amizade de Chirrut Îmwe interpretado por Donnie Yen, e Baze Malbus interpretado por Wen Jiang, por exemplo, é deliciosa de se ver na tela e os actores fazem com que o público acredite que os dois companheiros estão juntos há muitas décadas, acostumados a aturarem com bom humor às peculiaridades do outro.

K-2SO, um droide, também dá o seu espectáculo. Um pouco diferente de R2-D2 e C3PO, K-2SO acometido por uma sinceridade fora do comum, não hesita em falar a verdade, mesmo nos momentos mais sensíveis e impróprios para tal, e não se importa nem a agradar ninguém ou em obedecer comandos.

Mas o grande momento para mim é sem dúvida voltar a ver Darth Vader em acção. Recordo que isto passa-se antes do Episódio IV, Darth Vader sente-se mais poderoso que nunca. Darth Vader tem um papel importante no filme, sendo o vilão principal e mais carismático e vale ressalvar que uma das cenas em que ele aparece, é visualmente impressionante.
Sem dúvida alguma o melhor vilão do cinema na minha opinião.

Rogue One, acompanha um grupo de rebeldes que partem contra o Império para roubar os planos da Estrela da Morte, quem viu todos os episódios de Star Wars saberá o desfecho final, contudo não sabem o que os rebeldes tiveram que passar…

Está aprovado !!!

May the force be with us !!!

VER TRAILER