Review: Zootopia

Por: Helena Rodrigues

Judy Hopps é uma jovem coelha que vive no campo e o seu maior sonho é tornar-se polícia e na grande cidade de Zootopia, onde os sonhos acontecem e qualquer um pode ser o que quiser. Contra todos aqueles que nunca acreditaram que uma pequena coelha  seria capaz de se formar na academia, Judy realiza a sua ambição. Mas, até lhe ser reconhecido o mérito, terá de assumir o cargo como simples polícia de trânsito. Ela sabe que é capaz de muito mais do que passar simples multas e acaba por se envolver com determinação num caso de mamíferos que estão a desaparecer sem deixar rasto.

zootopia3

Com a ajuda da raposa trapaceira (mas com bom coração) Nick Wilde, Judy envolve-se numa missão onde acaba por revelar forte carácter, bravura e resiliência, o que nos conduz a um dos temas principais do enredo: não desistir e provarmos o nosso valor.

Esta é uma mensagem forte para os mais novos que acompanham a história. Judy e Nick foram rebaixados e desvalorizados desde pequenos porque ninguém acreditava que podiam ser mais do que meros estereótipos. Coelhos plantam cenouras e as Raposas são traiçoeiras e não se pode confiar nelas.

thumb

Em certas partes da trama, é bastante notório a semelhança entre a cidade de Zootopia e o mundo em que vivemos actualmente. Onde estereotipar, julgar e marginalizar são as ordens do dia. Algures no tempo foi estabelecido quem é o “predador” e quem é a “presa”e a sociedade não tem permissão para pensar de outra forma, nesta história essa linha de pensamento é maleável, educando que devemos ser mais tolerantes com o próximo. Tudo isto tem um peso no filme que não lhe permite a “leveza” de uma história infantil mais comum, o que poderá ser uma desvantagem.

Mas apesar de transmitir uma mensagem séria, Zootopia não deixa de ser um filme de animação. Com visuais atractivos consegue chegar ao coração de crianças e adultos. A investigação que levará Judy e Nick aos mamíferos desaparecidos tem ritmo e diversão. Dei por mim empolgada com todo aquele mistério como se fosse um policial e fiquei feliz por me rir em vários momentos da história e não só nas cenas com as preguiças, que foram as mais partilhadas no mundo virtual.

Zootopia já venceu o Globo de Ouro para Melhor Filme de Animação.

VER TRAILER

Anúncios