Review: The Accountant – Acerto de Contas

Por: Helena Rodrigues

Christian Wolff tem um nível de autismo funcional que não lhe permitiu sentir-se integrado durante a sua infância. Abandonado pela mãe, cresce apenas com o pai e o irmão mais novo. Anos mais tarde, ficamos a saber que Christian trabalha como contabilista para os mais perigosos criminosos nos vários cantos do mundo. Sempre que existe algum dinheiro desaparecido, Christian é contratado para resolver o mistério.

accountant-13may15-05

The Accountant – Acerto de Contas é um filme bem mais divertido de ver do que possa aparentar. Acompanhamos a vida adulta de Christian num bom equilíbrio entre as dificuldades sociais que advêm do seu autismo e a sua personalidade misteriosa e até bem-humorada.

Podendo muito bem ser um primo afastado de Jason Bourne, Ben Affleck convence no papel de inadaptado social com talento nato para aniquilar inimigos. Talento esse adquirido após uma infância dura onde o pai dele se comprometeu a ensinar Christian e o seu irmão mais novo a lutar, para se defenderem do mundo e aprenderem o significado de sobrevivência.

Dana Cummings (interpretada por Anna Kendrick) é quem vai encontrar discrepâncias financeiras numa empresa de robótica, resultando na contratação de Christian para ajudar a solucionar o mistério. A química entre ambos resulta, e permite descortinar uma faceta mais receptiva de Christian, mais uma vez, dando-nos a conhecer um pouco mais sobre os comportamentos de alguém que sofre de autismo.

rasplata-11-scene

A narrativa acaba por adquirir uma faceta de “aventura” e pode até tornar-se ligeiramente confusa quando regressamos várias vezes ao passado para entender o passado de Christian e o porquê de ele fazer o que faz. Basicamente, ao longo de todo o filme vamos recebendo pistas para o que poderá ser o “grande final”. O grande final por si só não existe, mas há vários “plot twists” pelo meio. O que para uns pode não resultar, para mim, foi o que tornou o filme divertido. No fundo, acaba por ser uma espécie de quebra-cabeças.

Os actores J.K SimmonsCynthia Addai-Robinson são as personagens secundárias que se propõem a jogar connosco ao “mas quem é Christian Wolff?”. Só tenho a dizer que J.K Simmons é sempre uma bela presença nos filmes, muito embora seja maioritariamente escolhido para ficar em segundo plano, porquê?!

The Accountant

Um bom filme de entretenimento que cumpre o seu objetivo, talvez com uma decisão narrativa mais fraca nalguns  pontos, mas no geral, convenceu-me bastante. Um filme que certamente iria ver novamente.

VER TRAILER

Anúncios