Review: Lion

Filmes baseados em histórias reais costumam ter uma tendência para um grande apelo dramático como recurso de aproximação para com o público. Eu pessoalmente gosto de histórias verídicas. Sobre o filme, ora bem, Lion: A Longa Estrada Para Casa, uma história tão comovente que atinge de forma virtuosa, já que é muito bem conduzida pelo realizador Garth Davis.

É retratada a história de Saroo, um rapaz indiano que se perde da família e acaba por ser adotado,posteriormente, por um casal australiano. Saroo tem sua “caminhada” apresentada no primeiro acto do filme junto ao seu irmão Guddu (Abhishek Bharate). Duas crianças que trabalham para ajudar a mãe nas despesas da casa, já que não nasceram em berço de ouro, ajudam-se mutuamente. Vale ressaltar o excelente trabalho executado por esses dois meninos, ao fazer com que o início do filme chamasse atenção muito por conta da interpretação de ambos.

lion1

O realizador Garth Davis vai focar questões de preconceito e diferenças raciais; Lion foca-se realmente no seu protagonista (Dev Patel). Tudo é feito com uma elegância envolvente, na qual estamos diante uma autêntica sessão da tarde, e apoiamos que Saroo descubra o paradeiro dos seus familiares e possa encontrar a sua tranquilidade.

Há uma grande cena em que Patel contracena com Nicole Kidman, onde revela o motivo porque escolheu adotar uma criança, e esse é o auge do filme. A partir desse momento, os nervos ficam aflorados e passa a ser uma questão de segundos para o espectador se emocionar.

lion2

Lion é tão eficiente nessa construção do arco dramático que reforça com a sequência final, o aparecimento das pessoas reais que inspiraram este filme. Esse recurso, está lá para garantir que não irá deixar a sessão sem derramar umas boas quantidades de lágrimas, para os mais sensíveis. E essa introdução funciona eficazmente. Até para explicitar a mensagem social presente na obra, é compreensível que os produtores tentem consciencializar o mundo sobre um problema real que acontece na Índia e em diversos outros países.

Se viram e gostaram de Quem Quer Ser Bilionário? irá se derreter com o trabalho do cineasta Garth Davis e perceber todo o potencial presente em Dev Patel. Lion é uma verdadeira aventura dramática sobre a procura das nossas origens e de como vencer nossos próprios traumas para nos encontrarmos como pessoas. Uma história dramática, mas com a sua beleza.

Por: André Gomes

VER TRAILER

Anúncios